segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Compra coletiva, parcelada e sem juros: modalidade de negócio via internet facilita vida do cliente

por Rennan Setti

RIO - Enquanto o consumidor do varejo tradicional sofre um aperto no crédito neste fim de ano, o primeiro Natal das compras coletivas virtuais será impulsionado pelas vendas parceladas. Importado dos EUA há cerca de oito meses, esse modelo de comércio eletrônico oferece agora serviços e produtos com opção de parcelamento sem juros de modo a viabilizar ofertas mais caras.

Se, até recentemente, a febre era comprar um sorvete de iogurte pela metade do preço, hoje já é possível economizar contratando pacotes de cruzeiros pelo Nordeste em sites como o Peixe Urbano e o GroupOn. E o mais tentador: dividindo tudo a perder de vista.

Semana passada, por exemplo, o Oferta X, presente em 15 cidades, começou a oferecer um produto por dia com possibilidade de parcelamento em dez vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 9,90. Anteriormente, o site já oferecia parcelamento, mas com juros.

- O consumidor não se sentia atraído com os juros, preferia comprar à vista. Então decidimos que o primeiro Natal das compras coletivas seria em dez vezes sem juros - disse Daniel Deivisson, diretor do Oferta X.

São as compras coletivas 2.0, diz executivo Por enquanto, o site parcela apenas produtos, não serviços, que devem entrar no modelo no primeiro trimestre do ano que vem. O Oferta X foi comprado pelo site Compra Fácil há três meses, o que lhe garantiu maior capacidade de negociação.

- O cliente de compras coletivas consome produtos cada vez mais caros. O parcelamento ajuda nisso e acaba trazendo a demanda por produtos como TVs LCD, que têm preços mais elevados - diz Deivisson. - É o e-commerce invadindo as compras coletivas, que chegam à sua versão 2.0.

O GroupOn - pioneiro das compras coletivas nos EUA e que atua no Brasil há alguns meses, também começará a parcelar sem juros, em seis vezes, ainda antes do Natal. Atualmente, o site permite o pagamento em três vezes, mas com juros.

- Nosso público é das classes A e B. Com isso, o risco de inadimplência é baixo - avalia Daniel Funis, diretor de marketing do GroupOn.

Funis acredita que, assim, vai ser possível oferecer serviços cada vez mais caros, como pacotes aéreos. Até hoje, a oferta mais cara do GroupOn foi a de seis diárias em um hotel no litoral paulista por R$ 954.

O Peixe Urbano, primeira página do tipo no Brasil, também sinaliza com a retirada dos juros. Desde que foi criado, há oito meses, o site vende cupons de desconto em até 18 vezes, dependendo do cartão de crédito, pelo PagSeguro UOL, com juros de 1,99% ao mês. Metade dos consumidores escolhe pagar parcelado.

Peixe Urbano espera 0,5% a mais nas vendas Nesta semana, segundo Alex Tabor, sócio e diretor de tecnologia do Peixe Urbano, a empresa passa a dividir sem juros a partir de certo número de parcelas - ainda não revelado - nas compras feitas com os cartões Visa e Mastercard. Tabor espera que as vendas cresçam 0,5% com a mudança.

Mesmo os sites que ainda mantêm os juros comemoram os benefícios do parcelamento. O Imperdível, presente em 27 cidades, informa ter quase dobrado o valor da compra média do consumidor (de R$ 25 para R$ 45), desde que adotou o parcelamento em 12 vezes pelo sistema Mercado Pago, do Mercado Livre.

Fonte: O Globo Online - 18/12/2010

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