quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Combate à discriminação racial no mercado de trabalho terá ações conjuntas do MPT e Seppir

Encontro entre o Procurador Geral do Trabalho, Luís Camargo, e a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, selou a intenção das instituições de continuar atuando em conjunto em várias ações. O combate à discriminação no mercado de trabalho, exploração do empregado doméstico, erradicação do trabalho escravo e a situação dos imigrantes africanos, haitianos, bolivianos, entre outros povos que chegam ao Brasil, são temas que comporão esta pauta. Também será foco do trabalho a discriminação racial em shoppings centers e supermercados, setores que dificilmente contratam negros.



Segundo o PGT, esse primeiro encontro com a ministra, empossada em Janeiro deste ano, teve como objetivos apresentar a ela o trabalho desenvolvido pela Coordigualdade, propor a continuidade das ações já executadas pelo MPT em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e discutir novas possibilidades de trabalho conjunto. A reunião aconteceu na terça-feira (14/02).



Em relação à discriminação racial demonstrada por empresas na hora de contratar, Camargo informou à ministra que esta é uma preocupação do MPT, que atua para promover, de forma ampla, o acesso de todos ao mercado de trabalho. Camargo relatou à ministra que propôs ao Conselho Superior do Órgão a adoção de cotas nos concursos para procuradores do Trabalho. A questão está em discussão e poderá ser votada em breve. Segundo a ministra, ações desse tipo têm “um efeito de demonstração poderoso”, que contribuem para o avanço na luta contra a discriminação racial e consolidam a ideia de promoção da igualdade.



Fonte: Procuradoria Geral do Trabalho

Nenhum comentário: